A aula do dia 06/08 iniciou-se como de costume com a apresentações dos diários, onde expomos um pouco das nossas percepções sobre a aula anterior. Em seguida, o docente explicou o novo conteúdo, sendo denominado Fractais, o que particularmente era algo desconhecido, mas que me interessou bastante, e em relação ao conteúdo o professou explicou sobre triangulo de Sierpinski, algumas técnicas de construção de fractais, e uma introdução a respeito da geometria das transformações.
Fractais é a representação matemática de padrões complicados gerados por leis simples. Continuando a aula, foi visualizado um pouco sobre a teoria do caos, onde vimos que o caos na maioria das vezes leva a ordem. O docente também solicitou que com o grupo da amostra AC, em uma folha construíssemos um triangulo equilátero, marcássemos os pontos pedidos, em seguida escolhêssemos um ponto qualquer dentro do triangulo, e posteriormente jogássemos o dado que foi solicitado na aula anterior, assim o que a face do dado mostrasse teríamos que marca o ponto médio entre o segmento A,B,C e D, dessa forma repetimos esse mesmo processo varias vezes, sempre através do ponto anterior.
O professor também expôs que com infinitas jogadas, a figura desse triangulo se revelaria o Triângulo de Sierpinksi, mostrando através de um aplicativo. Esse triângulo é um conhecido FRACTAL, ou seja um objeto geométrico gerados por vários processos de repetição.
Dá mesma forma, ele também mostrou que de outras formas também encontramos outros modelos desse triângulo. Em seguida descobrimos a forma matemática para visualizar a quantidade de pequenos triângulos dentro de cada figura. Também vimos um fractal a partir de quadrados, assim como foi apresentado imagens de outras formas de fractais. Finalizando, como atividade extraclasse foi pedido que para a próxima aula levássemos, individualmente, papel milimetrado, régua e compasso.
Fractais é a representação matemática de padrões complicados gerados por leis simples. Continuando a aula, foi visualizado um pouco sobre a teoria do caos, onde vimos que o caos na maioria das vezes leva a ordem. O docente também solicitou que com o grupo da amostra AC, em uma folha construíssemos um triangulo equilátero, marcássemos os pontos pedidos, em seguida escolhêssemos um ponto qualquer dentro do triangulo, e posteriormente jogássemos o dado que foi solicitado na aula anterior, assim o que a face do dado mostrasse teríamos que marca o ponto médio entre o segmento A,B,C e D, dessa forma repetimos esse mesmo processo varias vezes, sempre através do ponto anterior.
O professor também expôs que com infinitas jogadas, a figura desse triangulo se revelaria o Triângulo de Sierpinksi, mostrando através de um aplicativo. Esse triângulo é um conhecido FRACTAL, ou seja um objeto geométrico gerados por vários processos de repetição.
Dá mesma forma, ele também mostrou que de outras formas também encontramos outros modelos desse triângulo. Em seguida descobrimos a forma matemática para visualizar a quantidade de pequenos triângulos dentro de cada figura. Também vimos um fractal a partir de quadrados, assim como foi apresentado imagens de outras formas de fractais. Finalizando, como atividade extraclasse foi pedido que para a próxima aula levássemos, individualmente, papel milimetrado, régua e compasso.
Comentários
Postar um comentário