Pular para o conteúdo principal

Aula 30/07

No encontro do dia 30/07 infelizmente não estive presente, mas com base no slide do professor, e alguns relatos de colegas, resolvi apresentar um pouco do que compreendi da aula.
 A aula inciou-se com as apresentações dos diários, em seguida, o docente expôs um pouco do conteúdo de Escher, como técnicas de construção de ladrilos, pavimentação com ladrilho único, e oficina que construção de ladrilho, como também foi visto um pouco da vida de Escher.
Posteriormente, foi passado para a parte pratica, onde construíram semicírculos, visando a pavimentação. Dando continuidade a aula, também foi possível visualizar algumas obras de Escher, e como atividade final foi proposto com o grupo da amostra AC a construção de um ladrilho em forma de algo conhecido e que pavimente o plano.
Encerrando a aula, o docente passou como atividade extraclasse o preenchimento do diário de bordo como de costume, e que o grupo da amostra AC levassem cartolina, régua, tesoura, compasso, e um dado, como também foi pedido a realização da prova do componente para ser entregue até o dia 06/08.

Obras de Escher




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geometria Sona parte 2

A aula do dia 16/07, teve início com a exposição dos diários, logo após, retomamos o conteúdo visto na aula passada, sendo ele Geometria Sona, onde tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos a respeito do assunto. Posteriormente, o professor explicou a matematicalização do número de fios ultilizados na figura, nos mostrando uma forma para calcular usando o  mdc , encontrando como resultado o divisor maior. Em seguida, nos explicou uma forma mais fácil para construir as figuras, sendo  padronizar as medidas de cada ponto, a partir de uma valor x escolhido particularmente por cada um, tornando a compreensão da realização dessas figuras. Continuando, também foi exposto as caixas espelhadas irregulares, cujas se parecem muito com as outras, porém com medidas e formas diferentes, e além dessas, também foi apresentado os miniespelhos que são posicionados entre os pontos. O docente da mesma forma expôs outras figuras que podem ser construídas de outras maneiras, foi e...

Geometria Sona

A aula dia 09/07 iniciou-se como de costume com a apresentação do blog de cada discente. Em seguida o professor solicitou que praticassemos a construção das mariposas, após essa atividade o docente apresentou o novo conteúdo, que se chama Geometria Sona, sendo esse um conteúdo mais relacionado com a arte, haja que não se utiliza muita matemática. Conhecemos a matematicalização do número de fios ultilizados na figura. Dando continuidade a aula, o docente pediu que na folha A4 cuja foi solicitada na aula anterior, nós construíssemos uma figura que ele expôs, particularmente tive um pouco de dificuldade, mas ao decorrer da aula a atividade facilitou um pouco, também aprendemos como construir tabelas para descobrirmos o número de fios para serem utilizados no desenho. Para casa o professor pediu que novamente trouxemos folha A4, régua e que praticassemos a construção de figuras e tabelas.

Calculando a área

A aula do dia 25/06/2018 se iniciou novamente com a apresentação dos diários. Posteriormente ocorreu um debate referente aos trançados amazônicos, texto solicitado para leitura na aula anterior, nos possibilitando a discussão e conhecimento da população Bora, por sinal extremamente proveitosa. Em seguida o docente apresentou as mariposas irregulares, ou seja, mariposas com diferentes larguras dos anéis concêntricos consecutivos, nos permitindo a compreensão desse modelo de mariposa. Continuando a aula, o professor pediu que nos juntassemos em grupos pequenos de no máximo três pessoas e entregou para cada grupo uma folha de papel milimetrado para que construíssemos em desenho uma mariposa irregular. Sendo ela: (1,4,3+1+2) Finalizando o desenho, o professor expôs as fórmulas para calcular a área da mariposa, nos ensinando três fórmulas, cujas podem descobrir o valor da área. Após ...